loader image

CDB: Entenda o Certificado de Depósito Bancário

Quem tem qualquer tipo de conta em banco com certeza já ouviu os gerentes se gabando sobre o CDB, esse é um produto financeiro muito comum e os gerentes estão sempre repetindo que trata-se de um investimento muito superior à poupança.

Porém apesar de ouvir isso diversas vezes vai ser difícil encontrar alguém que realmente saiba do que se trata o CDB, sendo assim criamos este pequeno artigo para explicar de maneira clara e simples o que é e como Funciona o CDB.

O que é o CDB?

O CDB ou Certificado de Depósito Bancário nada mais é do que um título emitido diretamente pelos bancos, basicamente a ideia é que o investidor possa emprestar seu dinheiro diretamente para os bancos e com isso aumentar o poder financeiro do Banco.

Uma vez que um investimento é feito através de um CDB o banco vai pagar uma porcentagem de juros ao investidor, Desta forma o investidor pode obter uma certa rentabilidade com um retorno garantido maior do que aquele esperado ao colocar o dinheiro na poupança.

Quais as vantagens do CDB?

Sendo uma forma de investimento super segura o CDB pode ser considerado vantajoso quando comparado com diferentes formas de investimentos comuns tais como a famosa poupança.

Sua principal vantagem reside no fato de que o CDB é um investimento de curto ou médio prazo que faz com que seja possível se programar para investir e retirar o investimento de maneira simples e rápida.

Além disso o CDB é considerado como um dos mais seguros investimentos a serem feitos uma vez que trata-se de um empréstimo para o próprio banco minimizando assim as chances de prejuízo.

Quais as Desvantagens do CDB?

Embora seja um investimento seguro ele não é nem de longe o investimento com maiores possibilidades de ganho no mercado, desta forma podemos considerar que o CDB tem certas desvantagens quando comparado a outros investimentos.

Por ser um contrato fechado ele é apenas indicado para investidores com capital baixo ou médio uma vez que valores maiores podem alcançar uma valorização maior através de outras formas de investimentos.

Além disso esse é um tipo de investimento que vai ser sempre tarifado de acordo com Imposto de renda bem como o IOF fazendo com que seja necessário um cuidado na hora de fazer o investimento para garantir que os custos não vão ser maiores do que os lucros.

Para quem é indicado o CDB?

Sendo um investimento principalmente desenvolvido para médio prazo é indicado o uso do CDB como forma de investimento para quem não tem planos imediatos de uso dos valores investidos bem como para investidores casuais que não tem tempo de lidar ativamente com o mercado financeiro.

O CDB oferece uma baixa liquidez de modo que uma vez feito o investimento torna-se difícil sair dele antes da data limite do título escolhido, se você é um investidor mais frequente vai preferir investimentos mais maleáveis que permitam uma liquidez maior para aproveitar oportunidades que surgirem a qualquer momento.

Por outro lado se você apenas deseja uma fonte de rentabilidade que vai vencer a inflação e a poupança então essa é uma opção bastante segura.

Related Posts: