loader image

Comprar Ou Alugar: Como fazer a escolha certa

Comprar ou alugar a casa própria? Comprar a casa própria é um dos grandes sonhos do Brasileiro, desde cedo aprendemos que ter um lugar nosso é a melhor maneira de garantir uma segurança para a vida, porém para alcançar esse sonho é necessário bastante esforço.

Para comprar uma casa primeiro você precisa ter o dinheiro necessário para fazer a compra, ter escolhido o local onde deseja passar o resto da sua vida e garantir que esse local vai ser conveniente para seu dia a dia, porém quando deixamos tudo isso de lado resta uma dúvida primordial.

Afinal de contas, financeiramente falando, comprar uma casa é realmente a melhor estratégia ou alugar pode ser uma solução melhor a longo prazo? neste artigo vamos analisar essa questão e medir as vantagens em cada opção.

Alugar não é o mesmo que jogar dinheiro fora

Esse é um pensamento comum, as pessoas acreditam que ao alugar uma casa elas estão jogando mensalmente um valor em dinheiro fora, esse valor vai se pago em aluguel e não vai jamais voltar para suas mãos, desta forma, alugar seria perder dinheiro.

Contudo esse pensamento é limitado, uma vez que ao alugar um imóvel você não está preso a ele, quem lida com aluguel pode se mudar a qualquer momento e encontrar novas oportunidades sem prejuízos ao abandonar o espaço físico.

Desta forma, podemos dizer que os custos do aluguel são menores do que os custos de construção e permitem uma maior liberdade que um Imóvel próprio não poderia permitir.

Despesas da casa própria

Naturalmente a casa alugada também vem com certas despesas de acordo com o contrato, essas despesas podem ir desde pinturas até concertos de acordo com o uso e desgaste natural do espaço, mas uma casa propria tem custos maiores e mais específicos.

Ao investir em uma casa própria você se torna totalmente responsável por sua manutenção ao mesmo tempo que o proprietário passa a ter uma ligação mais forte com o local, Imóveis normalmente tem um valor alto porém são difíceis de vender, uma vez que você investir em algo como uma casa própria se torna difícil mudar para outra localidade.

Vale ainda lembrar que além dos custos com impostos e da dificuldade de venda de um imóvel existem os custos de manutenção gerados pelo desgaste natural contínuo, desta maneira podemos dizer um imóvel próprio é uma forma de continuamente jogar dinheiro fora.

Momento Certo para Comprar ou Alugar

Naturalmente existe um equilíbrio necessário, um momento certo para comprar ou alugar que deve ser observado na hora de fazer sua escolha para garantir o melhor aproveitamento do seu dinheiro e do seu tempo.

Apenas é aconselhável comprar uma casa quando você tem certeza de que vai passar uma quantidade considerável de tempo naquele local, vale ainda levar em consideração que a casa própria é um bem mais útil para uma família do que para uma indivíduo sozinho.

Da mesma forma alugar um imóvel é útil quando os valores do aluguel permitem uma maior mobilidade financeira de modo que seja possível utilizar parte do seu orçamento mensal para investir e desta forma economizar ao mesmo tempo que cria um patrimônio a longo prazo.

Related Posts: