loader image

LCI e LCA: Entenda as Letras de Crédito

LCI e LCA são formas de investimento muito populares uma vez que oferecem uma rentabilidade fixa, ou seja, ao fazer o seu investimento é possível saber imediatamente quanto vai ser o recebido como retorno deste investimento.

Ainda assim muitos investidores iniciantes têm dificuldade em escolher uma destas formas de investimento de modo a ficar confuso sobre qual delas é a melhor opção, pensando nisso criamos este artigo com uma explicação rápida e simples sobre LCI e LCA.

O que São as Letras de Crédito?

LCI representa as letras de crédito imobiliário, ou seja, esse tipo de investimento funciona como uma forma de fomentar o mercado imobiliário, uma vez que o investidor adquira um título de LCI ele vai estar basicamente emprestando dinheiro que vai ser injetado no setor imobiliário, neste caso a taxa de retorno vai ser definida de acordo com uma série de fatores.

Em comparação o LCA representa uma letra de Crédito do Agronegócio, ou seja, esses títulos têm um objetivo diferente, nesse caso os valores investidos serão utilizados para fomentar o agronegócio e cada título vai ter uma rentabilidade fixa determinada por vários fatores relevantes.

LCI ou LCA, Qual oferece mais Rentabilidade?

Ao fazer uma análise de rentabilidade entre os títulos podemos dizer claramente que LCI e LCA são formas equivalentes de investimento e que escolher entre um ou outro não vai necessariamente oferecer resultados melhores ou piores.

Para definir qual título vai ser o mais rentável é necessário levar em consideração alguns fatores na hora de adquirir o seu título, por exemplo, títulos tanto de LCI quanto de LCA tendem a oferecer uma rentabilidade melhor de acordo com o aumento de tempo necessário para o vencimento.

Ou seja, investimentos com uma duração maior costumam oferecer um retorno maior, nesse caso é importante escolher um título que tenha duração adequada aos seus planos para não correr o risco de ficar com o investimento preso.

Quais as vantagens ao investir em LCI ou LCA?

Existem muitas vantagens ao investir em títulos de renda fixa uma vez que para começar você vai ser capaz de calcular rapidamente o valor total do seu retorno financeiro logo de cara, porém sem dúvidas o maior atrativo destes dois tipos de investimento vem da isenção do Imposto de Renda.

Outro ponto positivo reside no fato de que esse tipo de investimento seja através do LCI ou do LCA são protegidos pelo fundo garantidor de crédito, isso significa que mesmo no caso da instituição que emitiu os títulos ir a falência o investidor ainda vai receber o valor total de volta até um limite de R$ 250 mil reais.

Como investir em LCI ou LCA?

Normalmente esse tipo de investimento é feito de maneira bastante simples, basta entrar em contato com sua corretora e pedir ajuda dos especialistas para escolher o título mais indicado ao seu capital bem como aos seus planos de investimento que podem ser para médio ou longo prazo.

Uma questão importante é lembrar que investimentos em LCI ou LCA não tem liquidez, ou seja, uma vez feito o investimento você apenas pode resgatar os valores investidos ao final do prazo determinado pelo título e por isso é importante escolher com muito cuidado antes de fazer seu investimento.

Related Posts: