loader image

Taxa selic: O que é e como funciona?

Pouca gente sabe, mas a taxa Selic é super importante para o nosso sistema financeiro e também para tudo o que nós compramos. Infelizmente muitos brasileiros não fazem ideia sobre o que essa taxa representa.

Por isso preparamos essa matéria completa com tudo o que você precisa saber para entender de forma simples o significado dessa taxa para a economia e consequentemente para o seu sucesso financeiro. Acompanhe!

PORQUE A SELIC É TÃO IMPORTANTE?

As taxas de juros e os índices de inflação do mercado são essenciais para determinar o valor dos produtos e serviços. E esses índices (juros e inflação) Estão diretamente ligados às operações financeiras de investimentos dos bancos.
A taxa Selic é na verdade o percentual que determina o valor de rendimento sobre os investimentos em títulos públicos. Ela é representada não só no Brasil, mas em vários países que têm economia mista.

É um instrumento utilizado pelo ministério da economia e pelos órgãos que regularizam e “controlam” as operações de crédito e rendimentos sobre os dividendos públicos. Batizada pelo COPOM como SELIC, a taxa é responsável por nortear a política de ganhos sobre dividendos no país.

QUAIS OS IMPACTOS DA SELIC?

Se você tem algum dinheiro guardado na poupança e constantemente precisa fazer saques de sua conta para cobrir algum buraco em suas despesas, você está sentindo na pele os impactos dos juros da inflação e da selic.

O seu dinheiro aplicado em uma poupança ou título deve render de acordo com os percentuais estipulados da TAXA SELIC anual. E quando você faz uma retirada dos valores depositados seu dinheiro deixa de render e você acaba não ganhando nem metade do que esperava.

Mas como os ricos vivem apenas dos juros com aplicações de valores bancários? É simples! Eles não fazem retiradas porque os valores aplicados por eles são colocados em títulos com rendimentos de curto, médio e longo prazo.

E fora isso o salário e renda fixa deles é bem maior do que o mínimo necessário para atender às suas necessidades, é o famoso superávit (coisa difícil de se encontrar em quem ganha até 3 salários mínimos aqui no Brasil)

COMO É DEFINIDA A SELIC?

A cada 45 dias o Banco Central reúne um comitê que avalia a situação econômica do país e os principais índices da economia. E determinar a porcentagem sobre lucros de investimentos. É um processo custoso baseado em várias pesquisas e variáveis feitas por economistas renomados e consultores especializados em sistemas bancários.

O nome SELIC é uma sigla de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Os bancos nacionais e as operações de créditos, rendimentos e empréstimos são basicamente regulamentados pela determinação dessa sigla.

Viu como uma palavra tão simples têm ação direta sobre as nossas vidas? Depois dessa explicação você vai entender com mais clareza sempre que ver no Jornal uma notícia sobre o aumento ou a diminuição da SELIC.

De qualquer forma, mesmo para quem ainda não está muito habituado com o mercado financeiro, deve entender que esta Taxa é na verdade um dos indicadores sobre como anda a nossa economia e é usada pelo governo para tentar equilibrar os lucros e ganhos sobre os seus investimentos. Até a próxima!

Related Posts: