loader image

Mercado Financeiro: o que é e como funciona

Você certamente já ouviu falar muitas vezes sobre o mercado financeiro, porém nem todo mundo sabe o que realmente esse termo representa e qual a sua presença real na nossa vida.

Nesse artigo vamos explicar de maneira mais clara o que é o mercado financeiro e como você investidor tem contato com ele todos os dias, falaremos sobre como esse mercado funciona em sua base e o que você deve esperar ao lidar com o mercado financeiro.

O que é o Mercado Financeiro?

Resultado de imagem para Mercado Financeiro

Usamos o termo Mercado financeiro para representar todos os sistemas de compra e venda de valores que envolve os mais diversos tipos de investimentos, dessa forma podemos imaginar que cada tipo de investimento é um produto dentro deste mercado.

O termo Mercado Financeiro é uma referência ao ato de compra e venda feito de maneira livre, ou seja, um ambiente amplo em que diversas pessoas estão simultaneamente comprando e vendendo de modo a alterar os valores de forma constante.

Desta forma podemos considerar que o Mercado financeiro envolve todas as empresas que trabalham com investimentos bem como os próprio investidores.

Como Funciona o Mercado Financeiro?

Resultado de imagem para Mercado Financeiro

Ao contrário de um mercado tradicional o mercado financeiro tem um método de funcionamento próprio que serve para gerar possibilidades de negócios mesmo entre pessoas que não tem um contato direto entre si.

Imagine que em um grande mercado tradicional, o cliente teria que procurar fisicamente por um produto, ele poderia então comprar algo com um valor alto apenas para descobrir que outra pessoa poderia oferecer o mesmo produto com um preço inferior.

Já no mercado financeiro isso não é um risco, as próprias instituições financeiras regulam o mercado em tempo real, desta forma é possível controlar a oscilação de preço para que o comprador sempre tenha acesso aos melhores valores.

Da mesma forma esse sistema favorece o vendedor, todo produto financeiro vai estar ligado às mesmas regras de modo que mesmo empresas pequenas podem esperar ter uma margem de lucro parecida ao venderem seus produtos.

Diferentes tipos de renda

Dentro do Mercado financeiro é possível encontrar uma variedade de opções de investimentos, esses investimentos diversos são normalmente divididos em duas categorias principais de acordo com a possibilidade de rendimento esperada pelo investidor.

Renda Fixa – Investimentos de renda fixa utilizam uma série de regras e padrões para definir uma quantidade de crescimento fixa em termos de percentual, desta forma é possível para o investidor ter uma ideia clara de quais são seus rendimentos esperados.

Renda Variável – este tipo de investimento é mais abrangente e pode crescer de maneira muito rápida, ao investir em renda variável o investidor tem maior possibilidades de retorno alto, contudo as possibilidades de falha do investimento também são um pouco maiores.

Divisões do Mercado

Analisando de maneira integral o Mercado imobiliário podemos definir que sua estrutura principal é normalmente subdividida em algumas categorias que servem para agrupar investidores e que funcionam de maneiras únicas, são elas:

  • Mercado de Capitais
  • Mercado de Crédito 
  • Mercado de Câmbio
  • Mercado Monetário 

Agora você sabe exatamente o que é o mercado financeiro e não vai mais ficar confuso quando ouvir esse termo em uma reportagem, conhecer o mercado financeiro é o primeiro passo necessário para quem deseja ser um investidor de sucesso a longo prazo.

Related Posts: