loader image

Fundo Imobiliário: investimento de longo e médio prazo com baixo custo

Resultado de imagem para fundo imobiliario

Existem diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado com custos de entrada que podem variar infinitamente, ainda assim o mercado imobiliário parece ser aquele onde um maior número de investidores sonha em entrar.

Contudo comprar uma casa para alugar requer um investimento muito alto que a maior parte das pessoas não tem como fazer e por isso acaba desistindo dessa ideia e muitas vezes voltando para a poupança.

Contudo os Fundos Imobiliários oferecem uma solução, esse tipo de investimento com baixo custo de entrada serve para que pequenos e médios investidores possam em grupo entrar no mercado imobiliário mesmo com valores pequenos.

Formação de Fundos Imobiliários

Os fundos Imobiliários normalmente são gerenciados por corretoras que tem como função encontrar possíveis investidores, esses investidores normalmente tem um capital inicial baixo por isso o fundo pode ser formado por dezenas ou mesmo centenas de investidores.

Uma vez que o capital seja levantado a corretora ou o responsável pelo fundo tem como missão encontrar imóveis que possam ser comprados e possivelmente reformados para alugar e com isso movimentar os valores do investimento inicial.

Esse tipo de fundo normalmente conta com vários imóveis para que mesmo quando alguns estiverem sem inquilinos o fundo continue sempre recebendo um valor fixo de entrada de acordo com os lucros possíveis.

Investidores Cotistas

Naturalmente por ser um fundo formado com os investimentos de várias pessoas o investimento total e os rendimentos que este gerar são divididos igualmente entre cada cotista, os cotistas são investidores que fazem parte daquele fundo e cada um deles tem direito a uma porcentagem equivalente do valor.

Naturalmente alguns cotistas podem comprar mais cotas dentro do fundo de investimento do que outros de modo que os rendimentos podem aumentar ou diminuir de acordo com o número de cotas de cada investidor.

Ainda assim é comum que os cotistas não tenham poder de decisão sobre o fundo de investimento uma vez que o fundo é formado e administrado por um responsável que pode ser uma pessoa física ou uma empresa.

Negociando as Cotas

Assim como esperado os valores de um fundo de investimento podem crescer muito rápido, isso acontece quando os imóveis ganham valor de modo que as cotas costumam ganhar valor depois de compradas.

Cotistas podem receber um rendimento mensal de acordo com os recebíveis do fundo que devem ser divididos normalmente a cada seis meses ou mesmo podem optar por uma saída do fundo ao vender suas cotas.

Quando um cotista decide vender suas cotas ele deve seguir um procedimento definido pelo próprio fundo sobre a quem ele pode ou não vender as cotas, normalmente nesse processo o cotista vai acabar abrindo mão de parte dos seus valores.

Ainda assim vender uma cota de um fundo imobiliário grande pode representar uma quantidade considerável de lucro em casos onde os imóveis do fundo ganharam valor rapidamente.

Como Investir em Fundos Imobiliários?

O ideal para esse tipo de investimento é que ele seja feito através de sua corretora, com a ajuda de uma equipe profissional o investidor pode encontrar os fundos com as regras e condições que melhor se enquadram em seus planos de investimento. 

Related Posts: