loader image

Tesouro direto: entenda o que é e diga adeus a Poupança

Resultado de imagem para tesouro direto

Nos últimos anos cada vez mais pessoas vem deixando de lado a poupança em favor de uma opções de investimentos mais rentáveis, entre estas opções o Tesouro direto se destaca por ser ao mesmo tempo um investimento simples, seguro e com um rendimento atraente.

ainda assim muitas pessoas não entendem exatamente do que se trata o tesouro direto ou como esse tipo de investimento pode representar uma mudança bem vida que vai tornar seus rendimentos maiores do que os da poupança.

Pensando nisso fizemos um apanhado geral com tudo o que você precisa saber sobre tesouro direto antes de começar a investir, desta forma você vai ser capaz de conhecer hoje mesmo uma forma de investimento moderna e acessível.

O que é o Tesouro Direto?

O tesouro direto é um investimento moderno, criado em 2002 esse novo modelo de investimento visa a impressão de títulos do governo, desta forma qualquer pessoa pode diretamente investir no governo, mais ou menos como um empréstimo.

Esses valores são utilizados nas contas públicas e o investidor recebe uma compensação por seu empréstimo no formato de uma renda fixa que é decidida antes mesmo do investimento ser feito. 

Vantagens e Desvantagens do Tesouro Direto

Assim como Qualquer outro tipo de investimento o Tesouro direto apresenta vantagens e desvantagens que devem ser medidas de acordo com o plano de investimentos individual para que o investidor tome a decisão correta sobre investir ou não.

Uma das principais vantagens do Tesouro direto é sem dúvidas o valor de entrada acessível, atualmente é possível investir valores muito baixos em tesouro direto sendo possível até mesmo começar com valores de apenas R$ 30,00 o que permite uma oportunidade aos investidores pequenos.

Além disso por se tratar de um investimento de renda fixa é possível calcular antecipadamente os efeitos dos juros compostos e se planejar melhor para planos no futuro. 

Da mesma forma existem títulos que estão voltados para quem deseja investir tanto a longo quanto a curto ou médio prazo, é essencial levar a duração do investimento em consideração na hora de escolher o título. 

Quanto maior a duração do investimento maiores são os rendimentos esperados para o mesmo, desta forma é interessante ter em mente um uso para o dinheiro na hora de fazer suas aplicações futuras.

Por outro lado ao optar pelo tesouro direto o investidor vai estar se comprometendo com um investimento de renda fixa que oferece uma rentabilidade menor do que outras opções de investimentos no mercado.

Investimentos de renda fixa são considerados como sendo mais seguros portanto eles tendem a crescer menos mas ainda assim são uma boa opção para investidores iniciantes.

Além disso por serem títulos criados pelo próprio governo este é um investimento super seguro que sempre oferece um retorno e não oferece praticamente nenhum risco de perda a menos que o país inteiro venha a falir.

Como Investir? 

Atualmente é possível investir em tesouro direto mesmo sem sair de casa, basta escolher uma corretora online e fazer o cadastro diretamente pelo site, a maior parte das corretoras nem ao menos cobrar valores de administração para este tipo de investimento então vale muito a pena.

Related Posts: