loader image

10 Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

O final do ano tá chegando e por isso mesmo as oportunidades de emprego aumentam cada vez mais, sendo assim é importante estar preparado para se sair bem nas entrevistas de emprego e garantir uma vaga.

Pensando nisso criamos essa lista com 10 dicas que vão te ajudar a se destacar desde a primeira entrevista e ter mais chances de ser contratado pela empresa que você sempre quis trabalhar.

Lembre que essas dicas são pensadas principalmente para vagas relacionadas a funções administrativas ou de logística por tanto elas pode ser mais direcionadas para esse tipo de profissional, ainda assim é importante aprender a base para se sair melhor em qualquer entrevista.

1 – Pesquise a Indústria e a Empresa

Uma das questões mais comuns em entrevistas para grandes empresas é quando o pesquisador pede que você faça uma análise sobre a posição da empresa no cenário atual da indústria.

Ou seja, você precisa saber se a empresa em questão está em destaque, quem são os concorrentes diretos, quais são os pontos fortes e fracos da empresa, essa dica é principalmente válida para serviços relacionados à administração ou logística então fique atento.

Nesse caso você não precisa elogiar a empresa apenas por querer trabalhar nela, tente fazer observações mais objetivas que realmente mostrem a situação real da indústria, assim você deixa claro que pretende trabalhar de forma direta e com foco.

2 – Escolha seus argumentos antes

Quase todas as entrevistas de emprego em algum momento vão te colocar contra a parede e você vai ter que responder os motivos pelos quais você acha que deveria ser contratado, pensar em respostas para isso na hora não é uma boa ideia.

Por isso é interessante que você tenha em mente pelo menos alguns argumentos pensados antecipadamente, assim você vai conseguir se manter sempre com respostas bem pensadas sem gaguejar e sem perder tempo pensando na hora.

Escolha algo em torno de 3 a 5 bons argumentos referentes às suas capacidades pessoais, suas experiências anteriores, seus objetivos para o futuro e claro não deixe de lado a sua capacidade e interesse em aprender.

3 – Se adiante as dúvidas e preocupações do entrevistador

Muitas vezes ao se candidatar a uma vaga você percebe antes mesmo da entrevista que podem haver aspectos no seu currículo que não são exatamente adequados para a vaga em questão, mas isso não significa que você precisa desistir.

O importante nessas situações é que você deixe claro que você entende a situação como um todo, assim você pode falar diretamente sobre estas preocupações e dúvidas antes que o entrevistador traga elas a tona, mostre que você está ciente de suas limitações e que isso não vai te impedir de fazer um bom trabalho.

Nessa situação é importante mostrar confiança nas suas capacidades, é fundamental que você consiga se manter no controle para que mesmo seu currículo não sendo o mais indicado você consiga superar com sua dedicação e principalmente seu carisma na hora da entrevista.

4 – Prepare-se para as questões comuns

Se coloque no lugar do entrevistador, ele provavelmente vai ter que passar por dezenas de entrevistas com candidatos que querem as mesmas vagas que você é sem dúvidas em algum momento ele vai parar de dar atenção total as respostas. 

Por isso mesmo você precisa se destacar mesmo quando o entrevistador já não estiver mais completamente atento as respostas, para isso é interessante se preparar antes, existem algumas perguntas que você já sabe que vão ser feitas nesse tipo de entrevista, estude e se prepare para elas.

Você vai se destacar por ter respostas prontas, diretas e simples, ao contrários dos outros candidatos que vão provavelmente precisar se esquivar das perguntas com respostas que são quase sempre fracas.

5 – Tenha boas perguntas para fazer

A entrevista não deve ser uma via de mão única, você e o entrevistador estão participando de um mesmo processo, por isso ele vai avaliar também o seu interesse na empresa, uma pessoa que apenas quer qualquer trabalho normalmente não tem perguntas a fazer.

Por outro lado se você realmente considerar a situação certamente vai ter dúvidas que são interessantes de perguntar e vai conseguir ter suas respostas mostrando ao Entrevistador que você entende realmente o que esperam de você e o que você espera da empresa.

Claro que esse é um bom momento para tirar suas dúvidas mas faça isso de maneira inteligente, pense nas perguntas antes da entrevista para escolher as palavras certas e não se enrolar na hora de tentar explicar suas dúvidas.

6 – Pratique, Pratique mesmo, pratique muito

Você sem dúvidas não vai querer passar por uma experiência de tensão como uma entrevista de emprego várias vezes, você realmente quer o emprego seja para ter uma fonte de renda ou para crescer na sua carreira então você quer o melhor resultado possível.

Por isso mesmo praticar é fundamental, você deve praticar quantas vezes forem possíveis, assim você vai ganhar confiança e cada vez mais vai se tornar mais capacitado a responder, questionar e raciocinar de maneira rápida nessas situações.

Com a prática você vai perder também o nervosismo e isso vai ser muito útil para mostrar que afinal de contas você tem conhecimentos e não está desesperado, mostrar desespero quase sempre é um sinal negativo durante a entrevista, então, pratique muito!

7 – Venda o seu peixe em 5 minutos

Como falamos anteriormente, o entrevistador provavelmente vai estar vendo muitos candidatos para as mesmas vagas e por isso a atenção tende a vagar, por isso mesmo os especialistas concordam, você precisa ser marcante nos primeiros 5 minutos para conseguir causar uma boa impressão.

Entre na entrevista com entusiasmo, mostre que você está de bom humor e esteja bem disposto a dar as respostas que o entrevistador precisa, você vai perceber que conseguiu ganhar a atenção.

Aproveite esses 5 minutos de atenção para agradecer pelo tempo de quem está te entrevistando, isso mostra que você entende que esse é um processo cansativo, acredite ou não a maior parte dos candidatos costuma ser rude e mal educado por ter que esperar e acaba não se colocando na pele de quem vai fazer a entrevista.

Related Posts: