loader image

7 Dicas para fazer o emprego temporário virar fixo

Com o final do ano chegando sabemos que muitas empresas vão abrir centenas de oportunidades para empregos temporários, essa é uma prática comum que visa se antecipar ao aumento de consumo no final do ano, esse é o seu momento de brilhar.

Um empregado temporário normalmente não tem um contrato longo e costuma trabalhar apenas 3 meses, contudo essa pode ser a oportunidade perfeita para mostrar sua competência e conquistar para si próprio um espaço fixo na empresa em questão.

Pensando nisso separamos algumas dicas que vão te ajudar a transformar seu emprego temporário em fixo mostrando quais são suas capacidades e talentos sem se intimidar pela competição.

1 – Escolha o emprego temporário com cuidado

A busca pela efetivação na empresa depende de muitos fatores e alguns deles estão presentes antes mesmo que você seja contratado como um funcionário temporário, por isso escolher o emprego temporário com calma é tão importante.

Quando você escolhe seu emprego temporário pensando apenas no curto prazo, qualquer opção pode parecer boa, mas se você pensar em efetivação vai perceber que nem todas as propostas do mercado servem para você, afinal você não quer ficar preso em um emprego do qual você não gosta ou não consegue crescer.

Por isso, escolha um emprego que você realmente tenha confiança de que vai fazer bem e que você sinta que não vai ser um problema executar durante os próximos meses ou até mesmo anos, essa escolha vai ser super importante lá na frente.

2 – Preste atenção às regras da empresa

Nada mais do que o básico para quem quer deixar para trás o emprego temporário e ser efetivado, ficar atento às regras da empresa mesmo para um emprego temporário vai te colocar no ritmo correto para manter o trabalho por mais tempo.

A maior parte dos funcionários temporários já começa no primeiro dia com a ideia de que não precisam se esforçar para seguir regras uma vez que eles tem um contrato com data marcada para terminar, você não deve ser um destes funcionários.

Para manter a qualidade do seu desempenho tenha em mente que você deve ter sempre o seu melhor comportamento em mente, assim você vai se sair melhor que a maioria e terá muito mais chances de ser efetivado de maneira permanente.

3 – Demonstre seu interesse pela empresa

Um dos erros mais comuns cometidos por quem é funcionário temporário é achar que deve focar apenas na execução da sua função designada, a verdade é que como funcionário temporário a função designada é o seu ponto de partida mas não precisa ser sua linha de chegada.

Mostre que você tem interesse pela organização onde trabalha procurando novas formas de estar sempre aprendendo, análise quais funções você mais gostaria de executar no caso de ser efetivado e aprenda o que puder sobre elas, isso vai te ajudar a se preparar para o momento da decisão final.

Claro que você deve ter o cuidado de não deixar que isso atrapalhe o seu desempenho na função atual, conseguir aprender enquanto mantém o nível de qualidade é justamente o que vai fazer de você uma pessoa com potencial diferenciado para continuar trabalhando mesmo depois do período das festas de fim de ano.

4 – Tenha mentalidade de funcionário fixo

A única diferença real entre um funcionário fixo e um trabalhador temporário é o contrato, um funcionário fixo pode ser demitido a qualquer hora enquanto que trabalhadores temporários têm pelo menos 3 meses para mostrar a competência.

Esse sentimento de falsa segurança pode acabar fazendo que você sinta que não precisa se esforçar tanto todos os dias, essa é uma armadilha que vai acabar te colocando em graves problemas se você não decidir lidar com ela desde o começo.

Se o seu desejo é ser efetivado no trabalho então não restam dúvidas, você deve desde o primeiro dia trabalhar como alguém que pode ser demitido a qualquer momento, não se deixe relaxar pois o tempo que você tem para mostrar seu valor é limitado e outras pessoas estão disputando a mesma vaga que você.

5 – Peça feedback ao seu superior

Novamente essa costuma ser uma falha do trabalhador temporário que você deve evitar de repetir, a sensação de que o emprego vai durar 3 meses faz com que muitas pessoas acabam não se importando em conferir como está o próprio desempenho ou o que os superiores estão achando de seu posicionamento no trabalho.

Para você que deseja ser efetivado esse feedback é super importante, você pode saber exatamente onde está performando com qualidade e ainda mais importante, você vai reconhecer seus pontos fracos com tempo de sobra para trabalhar neles.

Claro que você deve saber o momento de pedir o feedback, tente não deixar que seu dia seja guiado apenas por isso ou você  vai acabar se esforçando apenas quando o superior estiver por perto, procure ao menos uma vez por semana pedir o feedback e use a semana seguinte para melhorar o seu desempenho.

6 – Se destaque

Em funções temporárias normalmente você vai estar sujeito não apenas ao tempo do contrato mas também as variadas opiniões das pessoas a sua volta, normalmente você precisa lidar com clientes, colegas de trabalho, superiores e às vezes com a competição.

Por isso é importante que as pessoas a sua volta saibam quem você é, faça questão de ser lembrado, as pessoas têm que reconhecer que você é competente, isso vale tanto para os seus superiores quanto para as pessoas na sua posição.

Vale ainda lembrar que se destacar não significa que você deve ser metido e isso não deve subir a sua cabeça, você deve fazer o seu melhor para se sair bem e ter certeza de que todos saibam disso, mas não pode achar que é melhor que os outros.

7 – Mantenha o fluxo 

A empresa tem seu próprio ritmo de trabalho, cada pessoa tem suas próprias tarefas a serem realizadas e por isso um dos piores defeitos que um trabalhador temporário pode ter é ser inconveniente, tenha certeza de que você não vai ser essa pessoa.

Procure fazer o seu trabalho da melhor forma possível, sem que isso atrapalhe as tarefas dos outros, peça ajuda quando precisar mas fique atento para também oferecer ajuda a quem estiver precisando.

Escolha o momento certo de interromper as pessoas e tenha certeza de prestar atenção a qualquer instrução para que ninguém precise perder tempo ensinando algo a você várias vezes seguidas, os resultados vão ser os melhores possíveis.

Boa sorte!

Agora que você já conhece as dicas para transformar seu emprego temporário em um fixo, não perca mais tempo, aproveite para se destacar desde o primeiro dia do seu contrato e visite nosso blog mais vezes para novas dicas.

Related Posts: