loader image

Dicas para ser promovido no emprego

Ter um bom emprego é ótimo, em tempos de crise é importante conseguir se manter trabalhando e evitar o desemprego já é uma grande vitória, sendo assim é comum que cada vez mais pessoas fiquem “conformadas” com o que tem.

Mas ser conformado não te ajuda a subir na carreira, alcançar novos sonhos e ter a vida melhor que você e sua família merecem, para isso é importante estar sempre disposto a ser melhor e finalmente ser promovido.

Pensando nisso criamos um conjunto de dicas que vão te ajudar a mostrar que você merece mais responsabilidades e te ajudar a ser promovido finalmente para o cargo que você sabe que merece.

1 – Prepare sua rotina para a mudança

Um novo cargo normalmente vem com novas responsabilidades, novos horários e novas rotinas, embora muitas pessoas pensem que novos cargos levam a uma diminuição do trabalho isso não costuma ser verdade.

Ser promovido e ter um salário mais interessante é ótimo, mas espere que seu trabalho também vai exigir mais de você, nem sempre isso quer dizer mais tempo de trabalho mas ainda assim é fundamental estar preparado.

Pensando nisso antes de correr atrás de uma promoção no trabalho, procure organizar seu estilo de vida para garantir que você não vai acabar tendo que lidar com mais do que pode, gerenciar o seu tempo é fundamental para crescer.

2 – Use seus superiores como meta

Mudar para um cargo com maior responsabilidade não é o mesmo que trocar de carro, você vai precisar reestruturar tudo o que você sabe sobre sua vida e sua forma de trabalho, por isso é interessante ter um modelo a seguir.

Você pode começar usando seus superiores mais próximos como uma meta, veja como eles trabalham, qual o grau de profissionalismo, preste atenção nos pontos fortes e fracos que cada um apresenta e cultive em si as melhores qualidades.

Em alguns casos você pode inclusive conseguir um mentor dentro da empresa, alguém que está em um cargo mais alto e que pode te ajudar a se preparar para essa jornada, lembre que o Networking também faz parte dos talentos na hora de crescer em qualquer trabalho.

3 – Pergunte a quem já foi promovido

Cada empresa tem seus próprios métodos, formas de escolher quem vai ser promovido e de organizar as tarefas em cada setor, então para entender exatamente quais são as métricas que você precisa alcançar, nada melhor do que simplesmente perguntar.

Perguntando a quem já foi promovido você vai ter uma ideia de quanto tempo essas pessoas tiveram em média antes de serem promovidos, quais foram as mudanças mais significativas e vai poder se preparar melhor.

Além disso ao fazer essas perguntas você vai ter uma ideia mais realista do que esperar e vai saber melhor se afinal de contas esse é o melhor momento para correr atrás de uma promoção ou se talvez você precisa voltar para a dica 1 e se preparar melhor, não existe vergonha alguma em adiar seus planos para se preparar.

4 – Deixe suas intenções claras

Infelizmente ainda existe uma questão de posicionamento sobre a hora de ser promovido, em muitas situações mesmos os melhores funcionários acabam não sendo promovidos enquanto outros menos competentes podem subir muito rápido.

Isso acontece simplesmente por uma questão de posicionamento do profissional, se você não deixar claro para os seus superiores que deseja crescer eles não vão jamais considerar você, afinal não existe motivos para promover um funcionário que nunca demonstrou interesse em crescer.

Converse com seus superiores, estude os regulamentos da empresa, peça feedback do seu desempenho, mostre que você está oferecendo o seu melhor para a empresa e que tem expectativas sobre esse esforço ser recompensado, afinal toda sua carreira depende disso. 

5 – Tenha um plano de carreira

Não importa qual o seu atual cargo, sempre existem outras opções acima e você pode ser promovido para diferentes cargos na empresa, alguns destes podem não ser exatamente o que você esperava, por isso é fundamental se preparar.

Quando você cria para si um plano de ação é possível direcionar seus esforços, formação, tempo e aprendizado, assim você pode ter um posicionamento que via deixar claro qual a vaga que você deseja alcançar e qual o seu plano de crescimento depois desta vaga.

6 – Você precisa se destacar 

Para que você seja promovido, outros funcionários na sua mesma posição não vão ser promovidos, ou seja, trata-se de uma disputa direta entre você e seus colegas de trabalho, isso não quer dizer que você deve prejudicar ninguém, apenas que você deve sempre fazer o seu melhor.

Procure formas de se destacar por simplesmente ser bom no seu trabalho, mas lembre que ser bom não significa apenas impressionar o seu chefe, se destacar significa que você deve ser reconhecido mesmo entre seus colegas que estão competindo com você.

A melhor forma de mostrar que você é o melhor é simplesmente sendo o melhor, não existem meios termos, faça o seu melhor, procure estar sempre aprendendo para ser ainda melhor e todos a sua volta vão reconhecer as suas capacidades, ser promovido vai ser apenas natural depois disso.

7 – Saiba quando mudar o seu foco

Apesar de todas as dicas que acabamos de listar, e mesmo que você seja o melhor no seu cargo, as vezes você vai estar almejando uma promoção que simplesmente não vai acontecer, seja por falta de oportunidades na empresa ou por uma decisão dos responsáveis.

Não adianta negar que às vezes pessoas são promovidas não por mérito e nesses casos ser o melhor não vai te dar a vaga que você deseja, por isso é interessante saber a hora de mudar o seu foco.

Se você não quer ficar preso em sua carreira sem a opção de crescer, às vezes vale a pena procurar oportunidades em outro lugar, existem outras empresas que podem estar procurando um profissional capacitado como você, lógico que você não deve pedir demissão antes de ter algo concreto em mãos.

Faça o seu melhor!

Agora com essas dicas de ouro você não precisa mais se perder tempo, faça o seu melhor para crescer e faça hoje mesmo com que seus primeiros passos em direção ao seu cargo ideal sejam dados. 

Related Posts: