loader image

9 dicas de educação financeira

Cuidar da saúde financeira e construir o futuro, com a economia do país finalmente voltando a crescer se torna mais importante do que nunca ter uma boa educação financeira, criar uma consistência de ações que nos levem a conseguir viver com tranquilidade sem excessos e poupando dinheiro para às necessidades e para o futuro.

Esse contudo é um quadro desafiador visto que culturalmente nós temos pouco interesse em aprender sobre economia e o povo Brasileiro sempre foi por natureza mais gastador do que poupador, para mudar esse quadro estamos apostando em educação financeira de qualidade, nesse artigo você vai conhecer 9 dicas que vão te ajudar a se educar financeiramente começando hoje mesmo.

O QUE É EDUCAÇÃO FINANCEIRA?

Vivendo em sociedade é necessário aprender a utilizar o dinheiro como forma de garantir acesso às mercadorias e serviços mais variados, o problema é que a maior parte das pessoas passa a vida sem aprender a pensar no futuro ou a dar o valor real ao dinheiro, crescemos para nos tornar adultos consumistas que pensam apenas no “agora” e nunca no “futuro”.

A educação financeira é a forma de ensinar os jovens desde o mais cedo possível sobre as responsabilidades que o dinheiro trás e sobre a forma como esse dinheiro vai afetar nossa vida, quanto mais nos dedicamos a aprender sobre o uso do dinheiro de forma competente melhor vai ser nossa qualidade de vida ao e maiores às conquistas que iremos alcançar.

1 – GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA

Seu trabalho ou ocupação vai ser provavelmente a principal fonte de renda da sua vida, conforme você começa a aprender sobre educação financeira vai perceber que é importante ganhar dinheiro antes de gastar o dinheiro, parece um pensamento muito simples mas muitas pessoas estão fazendo ao contrário, essas pessoas abusam de ferramentas como cartões de crédito para gastar hoje os valores que vão receber daqui a um ano e com isso podem se endividar facilmente.

Nossa dica aqui é que você faça as contas dos gastos mensais necessários para manter a sua vida, agora que você sabe quanto precisa ser gasto deve aprender a não deixar que esses valores aumentem sem necessidade, gaste menos do que você ganha e vai estar pronto para a próxima dica com bons resultados para mostrar.

2 – MANTENHA A DETERMINAÇÃO AO INVESTIR 

Não existe forma de ter 1 milhão na sua conta sem que esse valor tenha começado com 1 real, cada investimento por menor que seja pode ser parte de um resultado gigante, aprenda a levar em consideração que cada pequeno investimento, cada real que sobrar em sua carteira vai ter um bom uso apenas se for utilizado pensando no futuro, você vai passar por dificuldades e desafios.

 As tentações de simplesmente gastar com algo e se divertir são muitas, mas a educação financeira nasce do seu esforço e determinação, tenha paciência e se mantenha seguindo em frente para que no futuro você possa colher os frutos de todo o seu esforço.

3 – APRENDA SOBRE JUROS COMPOSTOS 

Conforme você aprende mais sobre economia e passa por uma educação financeira a tendência é que você passe a investir parte dos seus valores para conseguir rendimentos futuros, sendo assim é interessante que desde o começo você aprenda sobre como funcionam os juros compostos, ao fazer um investimento de qualquer tipo você vai receber os famosos juros de rendimento ou juros simples, mas conforme os juros fazem o valor inicial ficar um pouco maior os juros também vão incidir maiores lucros.

Aprender sobre os juros compostos vai ser importante para que você perceba que o valor total do seu investimento deve ser sempre menor do que o valor dos rendimentos do mesmo ao longo do tempo, assim você vai saber exatamente quando um investimento é uma boa ideia e quando não é.

4 – NÃO PERCA TEMPO REMOENDO O PASSADO

Todos já cometemos erros e fizemos escolhas ruins com relação ao nosso fluxo de caixa e saúde financeira, se você parar e pensar em quanto dinheiro você já jogou fora nos últimos tempos então você vai perceber que sua vida poderia ser bem diferente hoje, mas que utilidade isso teria para o seu presente ou o seu futuro? não perca tempo remoendo o passado.

Se sua inteligência para encontrar formas de aprender com seus erros para que você possa aproveitar melhor suas oportunidades de escolha no futuro, não fique limitado a como sua vida poderia ter sido, use a educação financeira e comece hoje mesmo a construir uma nova vida, veja que tipo de vida você ainda pode ter e faça ela acontecer.

5 – INVISTA NA SUA SAÚDE 

Viver por um longo tempo, ter uma vida plena, envelhecer com qualidade e morrer com saúde, tudo isso é possível e embora você possa achar que não tem relação com a educação financeira você está enganado.

Cuidar da sua saúde desde já vai determinar quanto dinheiro você vai precisar gastar com remédios na velhice, quanto tempo de vida você vai ter, quão bem você pode aproveitar os seus últimos anos de vida para descansar depois de uma vida de trabalho duro, passe a se alimentar melhor, invista tempo em criar uma rotina de exercícios, construa uma saúde que possa ser parte do seu patrimônio durante toda a sua vida.

6 – APOIO DA FAMÍLIA 

A educação financeira não é algo que você possa vivenciar sozinho, conforme você cresce e constitui família, se cerca de pessoas cujas vidas estão ligadas a sua, essas pessoas precisam estar na mesma página que você quanto aos objetivos para o futuro, nada que você fizer vai ser o bastante para construir um patrimônio e criar uma qualidade de vida duradoura.

Se às pessoas a sua volta não estiverem dispostas a seguir pelo mesmo caminho, fazer o mesmo esforço, dividir os sacrifícios com você e ajudar nos resultados, converse com seus pais, seus filhos, se for casado tenha certeza de que os dois querem realizar às mesmas metas para o futuro.

7 – EXERCITE A PACIÊNCIA 

Vão acontecer várias vezes na sua vida situações onde você precisa ser paciente para atingir um objetivo, seja esperar um pouco mais antes de vender aquelas ações, deixar para comprar algo quando estiver na promoção, saber resistir à tentação de comprar algo quando ainda não é o momento, a paciência é uma das principais ferramentas de sucesso para uma educação financeira.

Ao dedicar seu tempo e energia para aprender a ser paciente você vai se dar conta de mil oportunidades que antes se perdiam a sua volta e que agora podem finalmente ser aproveitadas, ser uma pessoa mais paciente vai te poupar dinheiro e ainda ajudar a economizar o seu tempo e proteger a sua saúde, evite se colocar em situações onde a ansiedade vai vencer, esse é o caminho para ter uma vida financeira saudável e equilibrada.

8 – PROCURE POR AJUDA PROFISSIONAL

Ter uma boa educação financeira não significa que você precisa saber exatamente quais são os melhores investimentos, esse tipo de conhecimento levaria anos para aprender e você não precisa aprender nada disso apenas para investir.

O que você precisa é encontrar ajuda profissional, existem dezenas de corretoras de qualidade no mercado que são capazes de oferecer dicas e opções de investimentos que você não conseguiria descobrir sozinho, encontre uma boa corretora para cuidar dos seus interesses.

Você vai descobrir que é muito fácil garantir uma qualidade de investimentos e rentabilidade crescente sem que para isso você precise passar horas pesquisando um investimento ou aprendendo sobre ele, escolha uma corretora que tenha reputação no mercado e foque suas energias em economizar para investir ainda mais.

9 – TENHA UM GRANDE OBJETIVO EM MENTE

Se você não sabe qual é o seu grande objetivo em vida então esse é o momento certo para descobrir, o último passo para uma educação financeira de qualidade é saber o que você quer atingir, escolha o seu objetivo máximo da vida, algo que você quer atingir com todas as suas forças,  se dedique a pensar no que é necessário para atingir esse objetivo, divida em etapas.

Planeje-se para alcançar cada uma delas, você vai descobrir que uma meta em mente é uma força de motivação poderosa quando se trata de construir um patrimônio, economizar e atingir o máximo de realização financeira possível.

CONCLUSÃO

Nem sempre é possível atingir todos os seus objetivos e alcançar todos os sonhos, a educação financeira nos ajuda a seguir em frente sempre construindo um futuro melhor para nós mesmos e para quem amamos, dedique sua vida a criar oportunidades para que seus filhos.

 seus netos, seus sobrinhos, sua família possa ter uma vida melhor, faça pelas próximas gerações o mesmo esforço que fizeram por você até agora, seja parte de algo maior que você mesmo e viva com mais do que si mesmo em mente, você vai descobrir que garantir o futuro é algo que exige esforço mas fazer isso pensando em que você ama torna tudo muito mais tolerável.

Coloque em prática às nossas dicas e você vai ter um aproveitamento muito mais positivo da sua renda, basta fazer um esforço para economizar e investir e o seu futuro vai estar garantido.

Related Posts: