loader image

7 dicas para escolher a carreira ideal

Começar uma carreira é algo que pode levar anos e precisa de uma quantidade considerável de esforço, por isso mesmo é importante pensar bem antes de começar a se dedicar em uma carreira.

Pensando nisso criamos uma lista com algumas dicas que vão te ajudar a tomar a decisão correta na hora de começar a jornada para a carreira ideal, fique atento e entenda melhor o que você precisa para saber que está no caminho certo.

Atenção, a lista abaixo reflete um plano de ação que vai te ajudar a focar sua decisão para que você escolha sua carreira de maneira a se manter no controle das finanças, mas ainda assim você deve escolher sua carreira levando em consideração suas capacidades e desejos.

1 – Considere suas aptidões 

Muitas pessoas fazem a escolha inicial de como seguir uma carreira se baseando apenas em sonhos e vontades, porém muitas vezes isso acaba dando errado pela simples falta de aptidão que gera frustração.

Sendo assim é comum que as pessoas acabam não sendo bem sucedidas nos seus sonhos e sigam carreiras que sejam frustrantes ou mesmo encontrem empregos que não permitem crescimento.

Por isso, para começar nosso processo de decisão é importante que você liste suas capacidades, tome cuidado para garantir que você vai considerar realmente suas habilidades de forma realista, sem se enganar.

2 – Pesquise o processo de formação

Antes de começar sua carreira é interessante que você saiba quanto tempo vai estar investindo naquele plano, se você fez o primeiro passo e separou algumas opções de carreira então talvez seja melhor pesquisar todas as opções disponíveis.

Diferentes carreiras têm diferentes expectativas, sendo assim é importante que você consiga ajustar sua vida de modo a continuar crescendo com seus sonhos sem ficar preso com indecisões.

Considere que durante todo o tempo da sua formação é necessário ir subindo degraus, que vão te levar até a função que você deseja, entenda quanto tempo isso vai levar antes de se aventurar.

3 – Entenda os Custos de Formação

Você a liberdade para escolher qualquer formação que desejar, sua carreira é uma questão de força de vontade, contudo escolher uma carreira que esteja fora do seu orçamento pode ser desafiador.

Tente fazer as contas aproximadas de quanto vai custar o seu processo de formação, considere que os preços podem subir nos próximos anos, leve em consideração extras como materiais de estudo.

Assim você vai ser capaz de se prevenir e manter o orçamento sempre sob controle, sem surpresas desagradáveis e ainda vai conseguir economizar onde for possível durante a formação, toda economia vai ser uma vantagem no futuro.

4 – Considere o mercado de trabalho

você não é obrigado a ter uma carreira pensando no mercado de trabalho, para algumas pessoas a escolha da carreira reflete uma vocação ou uma oportunidade de trabalhar com os negócios da família.

Por outro lado se você realmente quer encontrar um emprego que não seja em um negócio de família é importante considerar o mercado de trabalho para garantir que existem chances reais de você se sair bem.

Ao considerar o mercado de trabalho pesquise onde é o melhor lugar para crescer na carreira que você escolheu, lembre que às vezes é necessário se mudar para ter acesso às melhores oportunidades, ter isso em mente desde o começo vai tornar o processo menos invasivo quando chegar o momento.

5 – Ganhe Experiência 

A maior parte das pessoas ao escolher uma carreira visualiza a si próprio no topo, não existe nenhum problema em querer ocupar o cargo mais alto da carreira que você escolheu, porém lembre que isso é um processo.

Antes de chegar ao cargo mais alto não existe problema em fazer o seu melhor nos cargos de base, na verdade é recomendado que você comece de baixo e ganhe experiência.

Não se trata apenas de mostrar aos outros que você vem se dedicando ao máximo e que merece crescer, começar de baixo permite que você tenha um entendimento maior das responsabilidades envolvidas com o seu trabalho.

Assim você vai aprender os caminhos, ter os conhecimentos de base necessários para que você mostre a si próprio as suas capacidades, claro que ser bem sucedido e ganhar pontos com seus chefes também é uma vantagem extra.

6 – Considere as pessoas a sua volta 

Sua carreira não é apenas o seu meio de vida, sua fonte de renda, sua carreira vai afetar seus horários, então desde o começo é importante que as pessoas a sua volta estejam cientes das dificuldades e exigências que isso vai trazer para sua vida.

Muitas pessoas tem dificuldades de se manter em uma carreira por acabarem tendo problemas na hora de lidar com o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, essas pessoas muitas vezes desistem ainda no começo da carreira jogando fora tempo e dinheiro.

Para evitar que sua vida pessoal e profissional entrem em choque, é importante ter essa conversa desde o começo, deixar claro quais são as exigências que você tem que cumprir e o que você espera das pessoas a sua volta, naturalmente essas pessoas precisam saber o que esperar de você.

7 – Não desista no primeiro obstáculo

Toda carreira tem seus próprios desafios, naturalmente passar por eles vai exigir esforço e nem sempre vai ser fácil conseguir superar as dificuldades, sendo assim é comum ver pessoas desistindo.

Lembre todo o esforço e preparações que você fez nos passos anteriores e entenda que mesmo com desafios surgindo você está preparado para se adaptar e prosperar, a força de vontade vai ser sua maior arma nesse momento.

Quando se deparar com um obstáculo, pare e pense em como contornar da melhor forma sem jogar seu planejamento fora, vale a pena as vezes pensar fora da caixa para encontrar soluções criativas.

Siga em frente!

Se você chegou até aqui então está pronto para dar os primeiros passos em direção a uma carreira de sucesso, comece hoje mesmo a se preparar para realizar seus sonhos e siga em frente.

Lembre, mesmo quando os planos falharem, você sempre pode improvisar e voltar aos trilhos, tudo vai dar certo se você se dedicar o suficiente.

Related Posts: